No começo quem quisesse se aventurar nos ares, poderia fazer de maneira não tão dispendiosa, voando de asa delta. Pois planadores não são tão acessíveis em termos financeiro e logísticos. Um carro, uma asa delta e mais um amigo para resgata-lo era o suficiente para se aventurar nos céus.
Tinha e ainda tem um complicador, a curva de aprendizado para voar de asa delta, quando não existia outra opção o jeito era encarar o curso casca grossa de subir morro com asa nas costas, decolar, fazer um planeio de 10 segundos e preparar o pouso muitas das vezes um crash, uma batida forte no chão. Lembro-me quando aprendi a a voar de asa, em um determinado dia fiz 14 subidas no morrinho de treinamento, tudo bem que ao fim do curso tínhamos um crédito no céu, porque durante o mesmo pagamos todos os pecados.
Depois de formados temos a compensação até hoje de ter o privilégio de voar como os pássaros, literalmente.
Então chegou o parapente, no início tudo muito perigoso, mas pra quem esta aprendendo tudo é perigoso, atualmente o parapente esta muito seguro. Imagine o apelo, não precisa daquela tralha(asa delta) em cima do carro, não preciso nem de carro, aprendo sem subir morrinho e quando faz um morro é pra praticar um voo sem esforço algum e com um pouso, mesmo de iniciante, suave, no máximo uma bundada no chão.
A sociedade imediatista ao extremo, o ser humano sempre procura o caminho mais fácil, o parapente se tornou o alvo de quem queria estar nos céus. Enquanto uma pessoa demora em média 4 meses para aprender a voar de asa, de parapente 2 semanas é mais que suficiente.
A conclusão é que o parapente cresceu no mundo todo, da mesma forma que o kite surf acabou com o Wind surf, a asa resiste com os últimos praticantes pois a renovação é muito pequena.
No meu sítio de voo as pessoas querem voar de asa para se tornarem pilotos de voo duplo, pois se a pessoa quer voar simplesmente por lazer ela opta pelo parapente, por tudo que foi mencionado acima.
O que fazer se é que se precisa fazer, acredito que devemos mostrar para as pessoas que querem voar nos céus que o custo de esforço para voar de asa é muito grande, porém o benefício é estratosférico, não pelo fato de voar em uma posição como os pássaros mas porque o comando sutil da asa delta é feito com todo o corpo do piloto, o piloto não de forma a asa para fazer uma curva ele se posiciona dentro da curva, analogicamente falando são os prazeres de se pilotar um carro(parapente) e uma moto(asa delta), faremos movimentos sutis porem com todo o corpo, o voo todo é uma consciência corporal para se entrar em harmonia com o ambiente aero.
Vale um exemplo, a poucos meses ensinei o super piloto Erico de parapente a voar de asa delta, e é perceptível em seu rosto a alegria de voar no novo equipamento.